Curso de especialização em Ciências da Informação e da Documentação
TÉCNICAS DOCUMENTAIS NÍVEL 1 - BIBLIOTECONOMIA E CLASSIFICAÇÃO CDU
Enquadrado no Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação, constitui o nível 1 da referida especialização.
Introdução da disciplina: Curso de Formação de Técnicas Documentais nível 1 - Biblioteconomia e Classificação CDU
A palavra Biblioteconomia corresponde à ciência que está por base e que permite administrar e organizar bibliotecas e outros sistemas de acesso e disponibilização da informação...
TÉCNICAS DOCUMENTAIS NÍVEL 2 - CATALOGAÇÃO E UNIMARC
Enquadrado no Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação, constitui o nível 2 da referida especialização.
Introdução da disciplina: Curso de Formação de Técnicas Documentais nível 2 - Catalogação e UNIMARC
Desde logo sabemos que ”Na acepção da biblioteconomia, catalogar um documento significa fazer a sua descrição e definir os elementos necessários e suficientes para a sua correcta identificação” (Sottomayor, 2006). O produto da catalogação são os catálogos. Um veículo de comunicação e um instrumento de mediação da informação que evoluiu do catálogo em livro, para o catálogo em fichas bibliográficas, e, actualmente, devido ao uso da tecnologia informática e das tecnologias no processo da catalogação converteu-se num catálogo em linha OPAC.
«Sem catálogos, qualquer biblioteca se reduz a um antro inexpugnável, o pior inimigo de si própria.» (Cabral, 1996).
Os catálogos permitem aceder aos documentos por pontos de acesso que normalmente são o título, o autor/es (e outras menções de responsabilidade), colecção, editoras, notações e assuntos.
PATRIMÓNIO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL
Enquadrado no Curso de Especialização em Ciências da Informação e da Documentação, constitui o nível 3 da referida especialização.
Introdução da disciplina: Curso de Formação de Património Bibliográfico e Documental
De acordo com o programa Memória do Mundo da UNESCO, o Património Documental é um conjunto de Documentos que, por reflectirem a memória colectiva de um povo, nação, região, sociedade, e mostrarem a diversidade dos diversos povos, suas culturas e línguas fazem parte do Património da Humanidade.
O património documental engloba o conjunto de bens documentais reunidos em arquivos e bibliotecas de qualquer época (património arquivístico e património bibliográfico); gerados, conservados e reunidos no contexto da sua função, por qualquer pessoa ou organismo, público ou privado, e que reflectem, documentam e testemunham a memória colectiva e a evolução do conhecimento.
Com efeito, o Património Documental é uma categoria de bens móveis, passível de ser classificado como Património da Humanidade e/ou Tesouro Nacional.
Saiba mais
Aprenda mais sobre o que é a Ciência da Informação e o que faz este profissional:
http://campus.o-musas.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=4711
© Academia do Museu